top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Balieiro Theodoro

AÇÚCAR: Tão viciante quanto COCAÍNA.

Seria mesmo o açúcar tão viciante quanto algumas drogas como alguns dizem...


Viciante ou Não?

A priori devo dizer que não estou “depondo” contra nem a favor do açúcar, eu mesmo diminui ele em grande parte da minha vida, e ele possui sim efeitos deletérios a saúde. Minha palavra é e sempre vai ser #EQUILÍBRIO, a favor de uma alimentação saudável e agradável. Tudo pode e deve ser utilizado com moderação. Quem nunca ouviu: “O Açúcar é viciante” ou “O açúcar vicia mais que cocaína”, Primeiramente eu queria deixar meus pêsames e sentimento de compaixão a todas as famílias por todos aqueles episódios em que seus entes próximos roubaram algum bem material da própria casa para comprar um saco de açúcar cristal. 😂😂 Brincadeiras à parte, estamos aqui para falar sobre algo com embasamento e não utilizando discursos prontos, então vamos lá. 🤓📚 Quais os dois pontos observados em estudos para criar essa falácia de que o açúcar é tão viciante quanto a cocaína?

➡️O primeiro é sobre o aumento de dopamina (neurotransmissor que atua no controle da sensação de prazer, etc) após o consumo de açúcar, que é notado também após o uso de algumas drogas como cocaína.

➡️O segundo é de alguns comportamentos caracteristicos observáveis em ratos semelhantes a comportamentos de viciados.

❌Em relação ao primeiro argumento, um artigo de revisão (1) publicado em uma revista de ALTO IMPACTO da universidade de Cambridge constatou que a resposta dopaminérgica (sensação de prazer) ao açúcar rapidamente é diminuída ou até estagnada após seu consumo, enquanto a resposta por cocaína não é neutralizada e até AUMENTA com o consumo da droga.

🔃 Se a intitulação de “viciante” for devido ao aumento da dopamina cerebral, é válido lembrar que a área do cérebro encarregada de receber estímulos de prazer e transmitir essa sensação para o corpo todo por meio de drogas, é a MESMA que responde a alimentação e outras variáveis, logo, atividades como ouvir música, sexo, exercícios físicos, comer comidas gordurosas (sem açúcar), meditação e até receber um elogio também poderiam ser taxadas como “tão viciantes quanto cocaína”. 🤪

Para matar de vez essa afirmação da dopamina, vamos observar a metodologia. Os níveis de dopamina dos ratos subiram MUITO MAIS após administração intravenosa de cocaína do que de açúcar (2), no entanto, mesmo assim quanto os ratos puderam escolher entre um líquido com açúcar e um com cocaína, eles escolheram o líquido com açúcar (mesmo elevando MENOS os níveis de dopamina) OU SEJA, eles optaram pelo líquido DOCE e não pelas substâncias neuroquímicas.

❌Quanto aos comportamentos similares ao comportamento de viciados, os animais que mostraram tais sinais faziam parte do grupo que foi submetido ao consumo INTERVALADO, e só mostraram os comportamentos quando RESTRINGIDOS do consumo de açúcar. ERRO: Se eles só apresentavam as reações quando eram restringidos (diferente das drogas que tais comportamentos aparecem mesmo com o consumo continuo) nós não sabemos se isso é abstinência ou simplesmente FOME.🤔

PORTANTO a afirmação que o açúcar é tão viciante quanto a cocaína é irresponsável e antiética.👎🏻👎🏻 Seria então o açúcar o principal causador da obesidade mundial? (Esse eu deixo para uma próxima)

Referências:

1 - Sugar addiction: the state of the science, 2016.

2 - Sugar addiction: is it real? A narrative review, 2017.

3 - Intense Sweetness Surpasses Cocaine Reward, 2007.

4 - Is Sugar Addictive?, 2016.

Comments


bottom of page